Á hora em que estou a teclar esta opinião, e tendo em consideração o tempo tempestuoso que, hoje 4ª feira, vai assolando todas as ilhas dos Açores, não sei se “irá para o ar” amanhã, o programa da RTP-AÇORES – “O Estado da Região” a ser transmitido em directo das excelentes instalações hoteleiras da Pousada de Juventude na vila de São Roque, subordinado ao tema e cito o sitio da internet da RTP-A: “Desenvolvimento do Pico sobretudo nos sectores económicos reprodutivos, apostas nos investimentos e ligação às ilhas do triângulo. Serão convidados no painel principal Daniel Rosa, Presidente da Associação Comercial e Industrial do Pico; Simas Santos, Presidente da Associação de Promoção das Ilhas do Triângulo; Jorge Pereira, Presidente da Associação dos Agricultores do Pico; e Ernesto Ferreira, da Adega Cooperativa. O programa é aberto ao público, que poderá estar com outros convidados numa plateia criada para o efeito, na Pousada da Juventude, em São Roque. A transmissão, que inclui a participação dos telespectadores por telefone, terá início cerca das 21 horas, pelo que as pessoas interessadas em assistir no local deverão comparecer pelas 20 horas.”
Porque não poderei estar presente, como parte do publico, em virtude de me ter de ausentar com alguma pena minha… mesmo assim não resisto a deixar bem vincadas as minhas expectativas, sabendo que este Ponderando, só na próxima semana será publicado…
|
Aí vão então: Gostaria que todos aqueles que estão interessados na divulgação das potencialidades da nossa ilha e, também como é evidente, na reivindicação de melhores patamares de desenvolvimento, procurassem desassombradamente participar, via telefone, ou com a sua presença no auditório da Pousada da Juventude no Convento de S. Pedro de Alcântara, na vila de São Roque, neste excelente fórum que abordará as temáticas que hoje se apresentam, como os grandes desafios a suplantar, pela geração que hoje detêm as rédeas do poder económico e político. Por falar em poder político, estranhei que os nossos representantes autárquicos, pelo menos que se saiba por ora, ali não tenham assento, ou mesmo alguns membros das Assembleias municipais, por exemplo os lideres das respectivas bancadas das representações partidárias dos três concelhos, pois para isso votaram os eleitores, já não falando nos presidentes de câmara. É que, os ilustres convidados acima referidos, tem concerteza uma enorme experiencia, mas julgo que pelo que temos apreciado das suas posições publicas, nos últimos tempos, procuram, legitimamente diga-se, reivindicar resoluções para as parcelas afins, com as actividades que lhes estão conexas, e portanto poderá faltar uma visão de conjunto. Estarão lá os presidentes das escolas secundárias da ilha que hoje já tem também a tutela do ensino básico? Esses ilustres e dinâmicos gestores da educação na nossa ilha também teriam uma palavra a dizer. E os directores dos jornais da ilha, que por sinal também são três; e os responsáveis da informação das nossas três rádios locais, também não teriam algo a dar para enriquecer o debate?... Espero que lá tenham comparecido.
Mesmo assim e por tudo o que se adivinhará, julgamos dever enaltecer esta iniciativa da RTP-Açores e desejamos sinceramente que o Pico, com este programa de grande audiência regional, possa ganhar ou melhor cimentar a enorme projecção que já conhece por sermos “gente de brandos costumes, que sabe receber e que espera a todos receber sempre bem, potenciando os nossos excelentes atrativos: gastronomia inigualável, paisagens verdejantes em paralelo com a soberba e exuberante paisagem vulcânica que se estende desde algumas serranias – mistérios – até à costa altaneira mas também acolhedora, nas inúmeras zonas balneares naturais que proliferam ao redor da ilha e tudo isto espero eu, sem se enveredar por outras esquisitices ou bota-abaixismos estéreis… Há oportunidades que se aproveitam ou se perdem… Confiamos que se tenha valorizado o que nos diferencia, pela positiva, do todo regional e que é muito, mesmo muito…
Voltar para Crónicas e Artigos
|